THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Blog Pessoal


A ideia do Blog pessoal desde o inicio ficou muito estranho porque ninguem nem se quer ia ao blog da turma.

Eu pessoalmente decorei o blog da turma so no 9º ano.

No 9º ano gostei imenso do blog pessoal mas o blog da turma podia ter um aspecto grafico muito melhor do que o tinhamos.

o blog eu não irei fechar com o fim do 3º ciclo mas sim irei continua-lo.


Obrigada

terça-feira, 2 de junho de 2009

Poema




O meu olhar é nítido como um girassol.
Tenho o costume de andar pelas estradas
Olhando para a direita e para a esquerda,
E de vez em quando olhando para trás...
E o que vejo a cada momento
É aquilo que nunca antes eu tinha visto,
E eu sei dar por isso muito bem...
Sei ter o pasmo essencial
Que tem uma criança se, ao nascer,
Reparasse que nascera deveras...
Sinto-me nascido a cada momento
Para a eterna novidade do Mundo...

Creio no mundo como num malmequer,
Porque o vejo. Mas não penso nele
Porque pensar é não compreender...

O Mundo não se fez para pensarmos nele
(Pensar é estar doente dos olhos)
Mas para olharmos para ele e estarmos de acordo...

Eu não tenho filosofia; tenho sentidos...
Se falo na Natureza não é porque saiba o que ela é,
Mas porque a amo, e amo-a por isso
Porque quem ama nunca sabe o que ama
Nem sabe por que ama, nem o que é amar...

Amar é a eterna inocência,
E a única inocência não pensar...

sexta-feira, 29 de maio de 2009

5º teste de Geografia

quinta-feira, 28 de maio de 2009

L.P. - Poema





Tarde pintada
Por não sei que pintor
Nunca vi tanta cor
Tão colorida!
Se é de morte ou de vida,
Não é comigo.
Eu, simplesmente, digo
Que há fantasia
Neste dia,
Que o mundo me parece
Vestido por ciganas adivinhas,
E que gosto de o ver, e me apetece
Ter folhas, como as vinhas.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Red Machine takes over


BERNE – Two mistakes was all it took. An opportunistic Russia took advantage of Canadian errors and defeated Canada 2-1 to win gold for the second year in a row against its archrivals. Alexander Radulov scored the second-period winner.

Parabéns...!!!!...

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Karl Marx


Karl Heinrich Marx (Tréveris, 5 de maio de 1818 — Londres, 14 de março de 1883) foi um intelectual e revolucionário alemão, fundador da doutrina comunista moderna, que atuou como economista, filósofo, historiador, teórico político e jornalista.

O pensamento de Marx influencia várias áreas, tais como Filosofia, História, Sociologia, Ciência Política, Antropologia, Psicologia, Economia, Comunicação, Arquitetura e outras. Em uma pesquisa da rádio BBC de Londres, realizada em 2005, Karl Marx foi eleito o maior filósofo de todos os tempos

terça-feira, 28 de abril de 2009

Darwin


A maior exposição sobre Darwin (Lisboa):
Os 200 anos sobre o nascimento de Charles Darwin e os 150 da publicação da sua teoria sobre a evolução das espécies, vão ser celebrados pela Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, com a maior exposição do mundo sobre o tema.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Indice de Previsão



quarta-feira, 25 de março de 2009

Fim do 2º Periodo

Francês




Picasso né à Málaga le Octobre 1881.Picasso parents:Mon père,jose plasco,professeur de dessin,et ma mère donã Maria Picasso Y Lopes.
En 1816,à l´âge de 15 ans,Picasso réussins le concours déntrée de l´école des beaux-arts de Barcelone où jácquiers une formation classique.
Dès 1901,Picasso utlise Sulement Picasso,le mon de ma mère,pour sugner mes creations.Avec un père artiste,mes aptitudes aux arts plastiques sont précices:dès l´âges de dix ans,Je réalise mes premiers tableaux.
Entre 1900 et 1902,Jái effective trois voyagis à Paris pour mý etablir en 1904.Exprimant la misère et la mort,mes tableaux ont pour sujet des aveugles,des mendiants,des alcoliques et des Prostituées.
L´année 1925 est celle dúne rupture radicale dans na production.Mes tableaux deviennent très violents montrant des créatures difformes,convulsives.
Ma Pallete devient plus sonbre avec le début de la seconde guerre mondiale et la dénonciation de la deraison humaine demeure le sujet dún grand nombre d´ceuvres.

segunda-feira, 9 de março de 2009

Ludwig Mies van der Rohe


Ludwig Mies van der Rohe, nascido Maria Ludwig Michael Mies (Aachen, Alemanha, 27 de Março de 1886 - Chicago, Estados Unidos, 17 de Agosto de 1969), foi um arquiteto alemão, naturalizado estado-unidense, considerado um dos principais nomes da arquitetura do século XX, sendo geralmente colocado no mesmo nível de Le Corbusier ou de Frank Lloyd Wright.
Foi professor da Bauhaus e um dos formadores do que ficou conhecido por International style, onde deixou a marca de uma arquitectura que prima pela clareza e aparente simplicidade. Os edifícios da sua maturidade criativa fazem uso de materiais representativos da era industrial, como o aço e o vidro, definindo espaços austeros mas que transmitem uma determinada concepção de elegância e cosmopolitismo. É famoso pela sua interpretação pessoal, patente na sua obra concreta, dos aforismos, que não são da sua autoria, less is more (em alemão, Weniger ist mehr) e "God is in the details" ("Deus está nos pormenores").
Mies van der Rohe procurou sempre uma abordagem racional que pudesse guiar o processo de projeto arquitectónico. Sua concepção dos espaços arquitetônicos envolvia uma profunda depuração da forma, voltada sempre às necessidades impostas pelo lugar, segundo o preceito do minimalismo, Less is more.

sexta-feira, 6 de março de 2009

MATEM-SE

Matem-se não façam os animais sofrer.................


Não façam que isso acoute-se………………

quinta-feira, 5 de março de 2009

TIC

terça-feira, 3 de março de 2009

Grandes da Electrecidade

James Watt


Inventor da moderna máquina a vapor, que possibilitou a revolução industrial, James Watt foi mundialmente reconhecido quando seu nome foi dado à unidade de potência de energia -- watt.
Por não possuir o certificado de aprendiz, teve dificuldades em montar uma oficina em Glasgow. Em 1757, no entanto, conseguiu ser escolhido para fabricar e reparar instrumentos matemáticos da Universidade de Glasgow.
Em 1763 recebeu para consertar uma máquina a vapor do tipo Newcomen, a mais avançada de então. Observou que a perda de grandes quantidades de calor era o defeito mais grave da máquina, e idealizou então o condensador, seu primeiro grande invento, dispositivo que seria mantido separado do cilindro mas conectado a ele. No condensador a temperatura do vapor seria mantida baixa (cerca de 37o C), enquanto no cilindro permaneceria elevada. Procurou, assim, alcançar o máximo de vácuo no condensador. Watt fechou o cilindro, que antes permanecia aberto, eliminou totalmente o ar e criou uma verdadeira máquina a vapor.
Em 1769 obteve a primeira patente do invento e de vários aperfeiçoamentos por ele próprio concebidos. Endividado, associou-se a John Roebuck, que o ajudou financeiramente. Um protótipo foi construído e sobre ele se realizou a correcção de algumas falhas. Matthew Boulton, dono de uma firma de engenharia, comprou a parte de Roebuck e deu início à construção das máquinas projectadas por Watt.
De amplo emprego na secagem de minas, o engenho de Watt era destituído de qualquer aplicação mais prática até que seu inventor idealizou a "gaveta", movida pela própria máquina e destinada a fazer o vapor actuar sobre as duas faces do êmbolo, ao mesmo tempo que impelia o vapor para o condensador. Novos detalhes foram ainda aperfeiçoados até que o motor atingiu a forma sob a qual tornou-se universalmente empregado a partir de 1785. James Watt morreu em Heathfield Hall, perto de Birmingham, Inglaterra, em 25 de Agosto de 1819.

Alessandro Volta


Alessandro Volta nasceu em Como, Itália. Em 1780, Volta mostrou que a origem da corrente eléctrica, descoberta por Luigi Galvani, não estava nos seres vivos mas sim no contacto entre dois metais diferentes num meio ionizado. Volta contrariava assim as afirmações de Galvani apoiadas em experiências com órgãos de animais e electricidade. Decorrente destas suas investigações construiu as primeiras pilhas químicas no final do século xviii, marcando o início do estudo da electricidade e dos circuitos eléctricos. Estes estudos foram as bases do rápido desenvolvimento da teoria electromagnética nas décadas seguintes. Volta também descobriu e isolou o gás metano e inventou o electróforo, aparelho que permite produzir cargas electrostáticas por atrito. Em 1801 fez uma demonstração da pilha química a Napoleão, que o condecorou com o título de conde. Foi director da Faculdade de Filosofia da Universidade de Pádua.

Georg Simon Ohm

Físico e matemático alemão, nasceu em Erlangen, na Baviera. Foi professor de matemática em Colónia e em Nuremberga. Entre 1825 e 1827, Ohm desenvolveu a primeira teoria matemática da condução eléctrica nos circuitos, baseando-se no estudo da condução do calor de Fourier e fabricando os fios metálicos de diferentes comprimentos e diâmetros usados nos seus estudos da condução eléctrica. Este seu trabalho não recebeu o merecido reconhecimento na sua época, tendo a famosa lei de Ohm permanecido desconhecida até 1841 quando recebeu a medalha Copley da Royal britânica. Até essa data os empregos que teve em Colónia e Nuremberga não eram permanentes não lhe permitindo manter um nível de vida médio. Só depois de 1852, dois anos antes de morrer, conseguiu uma posição estável como professor de física na Universidade de Munique.

André-Marie Ampère
Nasceu próximo a Solidade, na França em 1775. Foi professor de Análise na Escola Politécnica de Paris e no Collège de France. Em 1814 foi eleito membro da Academia de Ciências. Ocupou-se com vários ramos do conhecimento humano, deixando obras de importância, principalmente no domínio da física e da matemática. Partindo das experiências feitas pelo dinamarquês Hans Christian Oersted sobre o efeito magnético da corrente eléctrica, soube estruturar e criar a teoria que possibilitou a construção de um grande número de aparelhos electromagnéticos. Além disso descobriu as leis que regem as atracções e repulsões das correntes eléctricas entre si. Idealizou o galvanómetro, inventou o primeiro telégrafo eléctrico e, em colaboração com Arago, o electroíman.
Entre suas obras, deixou por terminar Ensaio sobre a filosofia das Ciências, na qual iniciou a classificação do conhecimento do homem. Publicou Recueil d'Observations électro-dynamiques; La théorie des phénomènes électro-dynamiques; Précis de la théorie des phénomènes électro-dynamiques; Considérations sur la théorie mathématique du jeu; Essai sur la philosophie des sciences.
Em sua homenagem, foi dado o nome de ampere (símbolo: A ) à unidade de medida da intensidade de corrente eléctrica.

Hans Christian Oersted

Em um ensaio publicado em 1813 ele previu que deveria existir uma ligação entre a eletricidade e o magnetismo. Em 1819, durante uma aula de Eletricidade, aproximou uma bússola de um fio percorrido por corrente. Com surpresa, observou que a agulha se movia, até se posicionar num plano perpendicular ao fio. Quando a corrente era invertida, a agulha girava 180º, continuando a se manter nesse plano. Esta foi a primeira demonstração de que havia uma relação entre electricidade e magnetismo.
Esse efeito, que foi chamado efeito de Oersted, pode ser verificado com uma pilha comum de 3 volts, um pedaço de cobre e uma bússola de bolso. Faça o fio passar sobre o vidro da bússola. Ligue uma ponta do fio a um dos pólos da pilha e a outra ao pólo oposto. Assim que fizer a segunda ligação, a agulha da bússola mudará de direcção: deixará de apontar para o Norte para se colocar perpendicular ao fio de cobre.
A descoberta do efeito de Oersted levou à fabricação dos primeiros galvanómetros. O galvanómetro compõe-se de uma agulha imanada, circundada por uma bobina de fio metálico. Quando a corrente eléctrica atravessa a bobina, a agulha se desvia - evidenciando a passagem da corrente. O desvio para um lado ou para o outro, indica o sentido em que a corrente está fluindo pelo fio. Dependendo da intensidade da corrente este desvio pode ser maior ou menor.



Michael Faraday


Michael Faraday nasceu perto de Londres. Aos 14 anos deixou a escola e começou a trabalhar. Durante oito anos foi aprendiz num encadernador, beneficiando da tolerância de seu patrão que lhe permitia ler os livros que encadernava. Em 1810 fez-se membro da City Philosophical Society, reunindo-se a um grupo de jovens que discutiam temas científicos. Em 1812, Humphry Davy ao fazer uma apresentação pública ganhou a admiração do jovem Faraday. Este, escreveu-lhe uma carta acabando por se tornar seu assistente um ano mais tarde. São muitas as contribuições de Faraday para física e para a química sendo provavelmente o maior físico experimental de todos os tempos. Faraday introduziu os conceitos de campo e de linhas de campo e descobriu a indução electromagnética e o diamagnetismo. Construiu o primeiro gerador de corrente. Seguindo o trabalho de Davy, estudou a electrólise estabelecendo as bases da electroquímica. Sendo um cientista tão ecléctico, a biografia de Faraday abre este capítulo pela importância do seu trabalho no estudo dos condensadores e dos dieléctricos.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Previsão Sucesso


sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

L.P.

Conjunções e Locuções Coordenativas
1. Identifica nas frases seguintes as conjunções e locuções coordenativas que encontrares.
1. Sei o nome da tua rua, no entanto não sou capaz de lá ir ter.
no entanto: locução conjuncional adversativa.
2. Nem ele me telefona nem eu o faço.
nem: locução conjuncional disjuntivas
3. Tenho estudado todos os dias, portanto não preciso de ficar em casa no Sábado.
portanto: conjunção conclusiva
4. Aos Sábados, gosto de ouvir música e de passear.
e: conjunção copulativa

2. Constroi frases complexas com sentido, juntando por meio da conjunção ou locução coordenativa adequada uma frase proposta na lista I com outra da lista II.
I
a. O automobilista conduzia a uma velocidade louca, ainda assim não levou uma multa.
b. Deflagrou um incêndio no armazém, no entanto não ouve vitimas.
c. O Luís encontrou amigos no café, por isso falou com eles.
d. Nos dias de greve dos transportes de modo que anda-se a pé.
e. O sal em excesso faz mal à saúde, logo ficamos doentes
II
a. Os bombeiros chegaram prontamente, porém queimaram-se algumas árvores.
b. Apanha-se um táxi, ou chegamos atrasados.
c. Ele foi multado, porque andou mais de 200 h
d. Muitas pessoas preferem a comida salgada, mas quando comem não se lembram da sua saúde.
e. Ficaram a conversar até à meia-noite, e la se apaixonaram.

domingo, 15 de fevereiro de 2009

O que é a AMI


A AMI – Fundação de Assistência Médica Internacional, é uma Organização Não Governamental portuguesa com estatuto jurídico de Fundação, privada, apolítica e sem fins lucrativos.
Desde a sua fundação, em Dezembro de 1984, pelo médico cirurgião urologista Fernando Nobre, que a AMI se assumiu como uma organização humanitária inovadora em Portugal, destinada a intervir rapidamente em situações de crise e emergência, tendo o Homem como centro de todas as suas preocupações.

Países

Afeganistão
Manutenção de Escola Primária em Nangarhar.

Angola
A AMI desenvolveu missão no Chiange.

Argélia
A AMI prestou apoio a uma ONG do Sara Ocidental em 1998.

Argentina
Apoio à organização "Associação Mulher Migrante Portuguesa".

Austrália
Em 1999 foi efectuada uma missão exploratória para o desenvolvimento de uma missão de emergência...


Azerbaijão
Em Novembro de 1995 e por um período de 6 meses a AMI desenvolveu uma missão de apoio médico neste país.

Bangladesh
No ano 2000 a AMI desenvolveu um projecto comunitário integrado na área da saúde em Jaleswaritola – Bogra.

Benin
De Outubro de 1993 a Dezembro de 1994 a AMI desenvolveu uma missão de apoio ao Arcebispado de Cotonou.

Bolívia
De Outubro de 2003 a Dezembro de 2004 a AMI prestou apoio financeiro à instituição de acolhimento de jovens deficientes “Hogar Teresa de Los Andes”.


Bósnia Herzegovina
Em 1998 a AMI realizou na Bósnia um missão de reabilitação de estruturas.

Brasil
Em 2005, iniciou-se um novo projecto que se prolongará até 2009, denominado “IASS – Inovar o Atendimento de Saúde Social do Hospital e Maternidade Madre Rosa Gattorno”.

Burkina Faso
No bienio 2005/2006 a AMI prestou apoio à ONG "Association pour la Paix et la Solidarité".

Burundi
Em 1994 a AMI efectuou uma missão exploratória a Bukavu.

Cabo Verde
Missão de “Saúde Escolar e Assistência de Enfermagem” na Ilha do Fogo


Camarões
Em resposta ao apelo do Kumba Project a AMI decidiu, em 2007, enviar medicamentos e material clínico.


Chade
Apoio sanitário e alimentar aos refugiados da região de Darfur, Sudão

Chile
Programa de Assistência Médica a Menores de um Centro de Acolhimento para Crianças Maltratadas

China
Apoio a ONG Local.

Colômbia
De 1998 a 2006 a AMI prestou apoio a vários projectos na Colômbia

Croácia
Em 1992 a AMI enviou bens para a Croácia.

Cuba
Missão Exploratória

El Salvador
Apoio às vítimas dos terramotos de Janeiro e Fevereiro de 2001.

Equador
Em 1992 a AMI interveio no país para procurar fazer face a à cegueira

Est. Unidos da América
Apoio financeiro à Cruz Vermelha Norte-Americana para apoio às vítimas do furacão Katrina.

Filipinas
A AMI decidiu apoiar em 2007 o orfanato Bethany House Sto Niño, em Bulacan.

Geórgia
De Novembro de 1995 a Abril de 1996 a AMI realizou uma missão na Geórgia concentrada em duas unidades hospitalares pediátricas.

Guiné-Bissau
Foi na Guiné-Bissau que a AMI instalou a primeira missão da sua história, em 1987.

Honduras
Apoio a vítimas de catástrofes naturais.


Índia
A primeira missão da AMI na Índia realizou-se em 1989.

Ilhas Fidji
Foi efectuada uma missão exploratória em 2002.



Indonésia
A AMI está a apoiar 4 projectos na Ilha das Flores.

Irão
A AMI já realizou no Irão duas missões: uma em 1991 e outra em 2004.

Iraque
A primeira missão da AMI neste país remonta a 1996. A AMI volta ao Iraque em 2003.

Jordânia
A AMI esteve presente na Jordânia em 1990 e 2003.

Kosovo
A AMI participou na construção de um Hopital Pediátrico.

Líbano
A AMI financia dois projectos no Sul do Líbano.

Libéria
Restauração de um centro de saúde.



Macedónia
Em 1999 a AMI prestou Ajuda Humanitária aos Refugiados do Kosovo

Malásia
A AMI desenvolveu dois projectos na Malásia: um em Malaca e outro em Kuala Lumpur.

Mali
Projecto de Assistência Médico-Social, Cuidados Primários de Saúde e reabilitação do posto de Mamaribougou.

México
A primeira missão da AMI remonta a 1995.


Moçambique
A longa relação da AMI com Moçambique remonta a 1991.

Myanmar (ex-Birmânia)
Maio de 2008

Nepal
Workshops de Saúde

Nicarágua
Em 1999 a AMI envio ajuda humanitária para apoio às vítimas do Furacão Mitch.

Palestina
Financiamento para aquisição de uma ambulância.

Panamá
Apoio financeiro à Associação Nacional Pró-Nutrição Infantil - Nutre Hogar

Paquistão
A primeira missão da AMI no Paquistão foi em 2001.

Perú
Apoio a ONG local na Luta Contra a Malária.

Quénia
Desde Março de 2007 que a AMI presta apoio à ONG queniana Poverty Relief Aid.

República Árabe Saraui
Ajuda medicamentosa.



República Centro Africana
Em 2007 a AMI apoia três projectos da Paroisse St. Bernard, em Bangui.


República Democrática do Congo
Assistência médica, Formação e Educação para a saúde.

República Popular Democrática da Coreia do Norte
Envio de medicamentos

Roménia
Missão de Emergência no orfanato de Bilteni.

Ruanda
Em 2007 a AMI desenvolveu o projecto de apoio a viúvas e crianças órfãs do conflito no Ruanda, bem como vítimas da Sida.

São Tomé e Príncipe
São João de Angolares - Distrito de Caué

Senegal
A AMI está presente no Senegal desde 1996.

Somália
Em 1992, pouco antes da intervenção dos Estados Unidos à Somália, para permitir o acesso de ajuda humanitária às populações, a AMI efectuou uma missão exploratória ao país.

Sri Lanka
A AMI efectuou o primeiro projecto no Sri Lanka em 2004.

Sudão
Em 2004 a AMI prestou apoio sanitário e alimentar aos refugiados da região de Darfur, Sudão.

Timor Lorosae
A AMI foi a primeira ONG do Mundo a entrar em território timorense com ajuda humanitária, depois do referendo de 1999.

Tailândia
Financiamento do projecto “Aids Home Care”

Togo
Financiamento da ONG local APPCD - "Association Peuples, Culture et Développement"

Ucrânia
Repatriamento de um doente tetraplégico com dependência total.

Uganda
[Página em construção]


Venezuela
Apoio social à comunidade luso-descendente desfavorecida.

Zimbabué
Os objectivos desta missão são o combate à cólera, à malnutrição e às complicações por VIH/SIDA.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Mapa_Cartografico




Realizámos a tabela na aula de TIC, no programa Excel e reordenámos em função do índice IDH, dividindo-o em IDH baixo, IDH médio, IDH alto e IDH elevado.
Formatamos o mapa no power point e fizemos a respectiva legendagem.
Trabalho realizado por:

Eugeniu Jernovoi Nº7

e com a coloboração do João Nunes Nº 12

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento


A Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento é uma instituição portuguesa, privada e financeiramente autónoma.
Pretende contribuir para o desenvolvimento de Portugal, através do apoio financeiro e estratégico a projectos inovadores e através do incentivo à cooperação entre a sociedade civil portuguesa e a americana.•
Criada em 1985, nasce da decisão do Estado português de criar uma instituição de direito privado que de forma perene, flexível e autónoma, promova as relações entre Portugal e os Estados Unidos, visando, com este intercâmbio, o desenvolvimento económico, social e cultural português. O seu património inicial constituiu-se através de transferências monetárias feitas pelo estado Português, e provenientes do Acordo de Cooperação e Defesa entre Portugal e os EUA (1983). Foi dotada com um capital de 85 milhões de euros e, desde 1992, vive exclusivamente do rendimento do seu património.•
Entre 1985 e 2007, apoiou 12.806 projectos, que se traduziram num investimento de mais de 116 milhões de euros. O capital da Fundação cifrava-se, em finais de 2007, em 134 milhões de euros. Nesta verba não está incluído o valor do edifício-sede.•
O apoio da Fundação é canalizado de diversas formas, incluindo concessão de bolsas, apoio a projectos institucionais e programas de formação e intercâmbio (Bolsas e Projectos). Uma parte importante da actividade da Fundação consiste no lançamento de projectos próprios, que gere individualmente ou em parceria com outras instituições.•

A Fundação é um membro activo das principais redes internacionais de fundações. Pertence ao Conselho de Administração do Centro Europeu de Fundações (EFC) com sede em Bruxelas e está representada no seu Comité Jurídico.
É ainda membro do Council on Foundations, instituição que nos EUA reúne fundações americanas ou que operam nos Estados Unidos.
Encontra-se igualmente associada ao Bellagio Forum for Sustainable Development - grupo de fundações dos EUA e da UE que se dedicam a promover a concessão de subsídios no domínio ambiental e colaboram em iniciativas destinadas a apoiar a governação sustentável.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

ONGS


As Organizações não governamentais (ou também chamadas de organizações não governamentais sem fins lucrativos), também conhecidas pelo acrônimo ONG, são associações do terceiro sector, da sociedade civil, que se declaram com finalidades públicas e sem fins lucrativos, que desenvolvem ações em diferentes áreas e que, geralmente, mobilizam a opinião pública e o apoio da população para modificar determinados aspectos da sociedade.

Estas organizações podem ainda complementar o trabalho do Estado, realizando ações onde ele não consegue chegar, podendo receber financiamentos e doações do mesmo, e também de entidades privadas, para tal fim.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Planetário Móbile


O Planetário Móbile é uma grande cúpula prateada. Sua função é reproduzir o céu noturno e ensinar noções básicas de Astronomia. Só que, além de aprender, os passageiros do Móbile vão viver aventuras dignas de um astronauta. O Planetário Móbile simula movimentos radicais, dando aos participantes a impressão de que realmente estão atravessando o espaço interestelar.

domingo, 18 de janeiro de 2009

Palavras de Janeiro



Absolver - Desculpar, Isentar, Libertar, Perdoar, Relevar, Remitir;

Liberar – Libertar, Desobrigar, Desvincular, Desonerar, Quitar, Solver, Resgatar;

Decalcar – Calcar, Imitar, Plagiar;

Decifrar – Esclarecer, Descobrir, Desemaranhar, Interpretar, Explicar, Aclarar, Adivinhar, Solucionar;

Declinar – Abaixar, Baixar, Cair, Decair, Descair, Descer, Dobrar, Humilar, Rebaixar;

Homologar – Ratificar, Sancionar, Confirmar, Aprovar, Concordar, Anuir;

Precaver – Acautelar, Prevenir, Precatar, Premunir, Obviar, Precautelar;

Prescindir – Dispensar, Escusar, Privar-se, Renunciar, Abstrair, Preterir;

Preterir – Desprezar, Excluir, Omitir, Rejeitar, Postergar, Pretermitir;

Vetar – Proibir, Impedir, Suspender, Vedar;

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Romeo e Julieta

1. One night a young man met a girl at a party,and they fell in loveat first sight.
2.That night he went to her house,because he wanted to see her again. He was afraid to go in so he waited under the balcony until she appeared.
3.They spent the night together, and the next day they got married. Their mamrriage had to be a secret because their families were enemies.
4.The following day,the man had a fight with his wife´s cousin and killed him so she made a plan.She decided to take a drug and pretend to be dead, and later, when she woke up, she planned to escape from the family tomb and run away with her husband.
5.The girl was desperate because she wanted to be with her husband. So she made a plan. She decided to take a drug and pretend to be dead, and later, when she woke up, she planned to escape from the family tomb and run away with her husband.
6.Then she sent a message to her husband, and took the drug. But her husband didn't get the message because the messager couldn't find him.
7.When the man heard that his wife was "dead" he hurried to her tomb. He throught she really was dead so he killed himself.
8.When the girl woke up, she saw her husband was dead so she killed herself, too.
9.Finally, because both their children were dead, the two families made peace.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

CONDITIONALS: TYPE 1 and TYPE 2

Hello again.
In our last lesson we talked about conditionals. The best way to see if you understood is doing the following exercises. Click on the links below and... have fun!

http://www.ego4u.com/en/cram-up/grammar/conditional-sentences/exercises

http://www.ego4u.com/en/cram-up/grammar/conditional-sentences/exercises?02

http://www.ego4u.com/en/cram-up/grammar/conditional-sentences/exercises?03

Área de Projecto



Na 4ª feira vamos continuar com o projecto "Romeu e Julieta".

Neste sentido, vamos desenvolver algumas actividades de Inglês (2º tempo).

Preparem-se! O ficheiro com as actividades será enviado para os vossos e-mails pessoais na 4ª feira de manhã.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Análise Estatística




Propostas do Conselho de Turma:
- Responsabilização dos alunos/encarregados de educação para a importância da realização e cumprimento de prazo das tarefas propostas nas diferentes disciplinas;
- Realização de produções orais e escritas, bem como a leitura de textos das diferentes disciplinas;
- Realização de apresentações/comunicações orais à turma;
- Dinamização de tarefas para avaliação através do blog da turma.
Propostas DT Turma:
Diversificar os elementos de avaliação: OBJECTIVO - diminuir o insucesso

- Proposta de pequenos trabalhos para avaliação, pelas várias disciplinas, com publicação nos e-portfolios (blogs pessoais).

- Realização de pequenas fichas ou tarefas (para recuperação de competências não desenvolvidas) para avaliação, das várias disciplinas, na aula de EA.

- Valorização da participação oral em sala de aula.

- Realização de pequenas comunicações orais à turma (5 a 10 minutos), no inicio ou no final da aula, mediante proposta do professor.